Do artigo “Deslizamentos entre a arte e a clínica na formação em Terapia Ocupacional”:
“Engendrar uma formação na ambiência acadêmica, que opera deslizamentos entre as artes e a clínica para a instauração de processos formativos nos quais incidam, concomitantemente, as dimensões da experiência sensível e da produção de conhecimento, é o desafio cotidiano a que se propõe a equipe do Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (Pacto-USP). Para fazer frente a esse desafio, um conjunto de dispositivos tem sido criado e efetuado no âmbito das disciplinas de graduação e especialização pós-graduação em Terapia Ocupacional (TO) na interface arte, saúde e cultura, a fim de instaurar aberturas por onde a elaboração das experiências pode se dar, compondo planos para uma produção de subjetividade. Esses dispositivos são também contaminados pela frequentação em projetos coletivos vinculados à rede de parceiros, em um território de fazer junto, que busca inscrever e afirmar a clínica nos processos formativos.
Essas experimentações constelam uma aposta de formação que dispõe materiais e procedimentos do campo das artes para fomentar exercícios expressivos que ganham forma em palavras, imagens instalações, audiovisuais, músicas, gestos, composições, pausas e fluxos. Com essa operação é possível analisar a importância da ação, do gesto e do fazer como formas de expressão e de construção de repertório, de experimentação e de invenção para o exercício da TO, correlacionando as extensões da Arte na clínica. Esses procedimentos se engendram por meio de uma posição para a formação de terapeutas ocupacionais, que pressupõe que o fazer do estudante implica diretamente na possibilidade de acionar e acolher o fazer de quem ele deve cuidar a seguir, em seu exercício profissional”.
Da trama desses encontros, aqui se apresentam alguns fios, rastros, em uma delicada aproximação de estados sensíveis mobilizados pelo contato com diferentes mundos. Suas denominações gravitam no entre de suas operações:
- Cadernos de processo e projetos poéticos – realizados e orientados no âmbito de uma disciplina de atividades e recursos terapêuticos para o estudo dos Processos Criativos, essas estratégias corroboram para experimentações processuais por meio de técnicas do campo das artes e registros sensíveis desses andamentos tanto em sala de aula quanto em suas ressonâncias fora desse espaço.
- Experimentos estético-clínicos – realizados e orientados no âmbito de uma disciplina de estágio, configuram exercícios artísticos com base nas vivências com projetos coletivos e população atendida em TO.
- Diagramas conceituais e somagramas2 – propostos no âmbito de uma disciplina de Cinesiologia, para construir pontes iniciais entre o ensino biológico convencional e as abordagens da TO com os corpos.
- Cartografias dos itinerários artístico-culturais – conjunto produzido no âmbito de uma disciplina de Atividades e Recursos Terapêuticos, para o estudo das linguagens mediante um mapeamento dos percursos históricos singulares com as artes e a cultura, apresentado em formato de mostra em sala de aula para compartilhamento e apreciação coletiva.
- Dossiês corpo – conjunto produzido no âmbito de uma disciplina de práticas corporais por meio de um mapeamento dos percursos históricos singulares com as práticas corporais e vivências com o corpo, apresentado em formato de mostra em sala de aula para compartilhamento e apreciação coletiva.
Pensar onde incluir, se incluir (geral, dentro da formação prática…)
- Encontros de sensibilização em artes (oficinas, experimentações, visitas técnicas, visitas à exposições, contágios…)
- Grupos de Estudos
- Conversas Temáticas
- ATUAÇÃO SUPERVISIONADA JUNTO AOS PROJETOS
- aprendizagem prática e discussão sobre as atividades artísticas, corporais e culturais nos processos terapêuticos ocupacionais e no acompanhamento de projetos na interface das artes, da saúde e da cultura;
- atuação clínica transversal para o fortalecimento de espaços de experiência sociocultural;
- valorização das trocas grupais como possibilidades de emancipação da vida;
- constituição e experimentação de espaços comuns;
- ampliação das possibilidades de linguagem e de campos expressivos;
- acessibilidade às artes e aos eventos culturais;
- emancipação da produção;
- assistência e coordenação de projetos.
- OBJETIVOS DO ESTÁGIO
- experimentação e compreensão de uma práxis na interface das artes e da saúde;
- elaboração de questões referentes à construção e sustentação dos modelos de atenção à saúde na relação com as dimensões culturais e com o território;
- compreensão da complexidade e multiplicidade das relações institucionais e sociais;
- discussão e reflexão das abordagens da terapia ocupacional na interface das artes e da saúde em espaços não tradicionalmente ligados à assistência em saúde;
- discussão e reflexão dos processos de transformação das instituições, a superação do modelo asilar e as práticas contemporâneas em terapia ocupacional na comunidade;
- formação e prática em terapia ocupacional na comunidade através do uso de atividades artísticas, articulando conhecimentos e refletindo sobre o papel do terapeuta ocupacional na equipe inter/transdisciplinar;
- construção e sistematização do percurso no estágio, a partir do processamento das experiências na prática cotidiana com usuários dos serviços e equipes, nos experimentos estético-clínicos e nos espaços de discussão e formação (supervisão, grupos de estudo, oficinas, reuniões de equipe, etc.).
- reflexão e elaboração de estratégias de cuidado que possam mitigar os efeitos de vulnerabilização das vidas em decorrência da pandemia de COVID-19
Lista e ementa resumida de disciplinas, imagens…
Atividades e Recursos Terapêuticos: Repertório de Atividades
Atividades e Recursos Terapêuticos: Processos Criativos
Atividades e Recursos Terapêuticos: Linguagens
Grupos, Redes e Coletivos
Terapia Ocupacional e as Práticas Corporais I
Prática Supervisionada em Terapia Ocupacional – Núcleo Arte, Saúde e Cultura
Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional – Núcleo Arte, Saúde e Cultura
Iniciação a Pesquisa: As Atividades, os Recursos Terapêuticos e os Processos Criativos em TO
Monografias de Conclusão de Curso orientadas
- Terapia Ocupacional e a promoção do acesso a direitos culturais: uma revisão bibliográfica. Paloma Silva Fiuza; Orientadora: Elizabeth Lima (2022)
- Terapia ocupacional e os contributos na afirmação da identidade afro-brasileira: arte e corpo como forma de enfrentamento ao racismo estrutural, o cuidado a partir da cultura. Beatriz Soares Dos Anjos; Orientadora: Elizabeth Lima (2021)
- O Cuidado em Saúde Mental durante a Pandemia de Covid-19: os atendimentos grupais foram possíveis? Leticia Tiemi Naoi; Orientadora: Elizabeth Lima (2021)
- Teatro e Terapia Ocupacional: Como a Terapia Ocupacional vem utilizando o teatro em sua prática? Giovanni Crescenzo; Elizabeth Lima (2021)
- Inventividade e o Fazer Junto: Experiências do Terapeuta em Formação na Interface Arte e Saúde. Yohanna Gaiotto Monteiro; Orientadora: Elizabeth Lima (2020)
- A feminização do cuidado: A divisão sexual do trabalho na área da saúde. Isabella Lima de Paula; Orientadora: Elizabeth Lima (2020)
- “Louco é pouco” – experiências de carnaval enquanto produção de cuidado na saúde mental. Ana Paula Silva Ramos; Orientadora: Elizabeth Lima (2020)
- Luz, Câmera e Ação: A loucura no cinema brasileiro. Julia Ferreira Lima da Silva; Orientadora: Elizabeth Lima (2019)
- A Anormalidade Exposta: Uma investigação sobre corpos e loucura na fotografia. Yasmin Lopes De Oliveira; Orientadora: Elizabeth Lima (2019)
- A Atuação do Terapeuta Ocupacional com a População Refugiada no Brasil e no Mundo. Aline Yukari Oda Fugimoto; Orientadora: Elizabeth Lima (2018)
- A Relação Terapeuta-Paciente na Terapia Ocupacional: contribuições da perspectiva Winnicottiana. Dayana Vanessa Lima Camargo Neri; Orientadora: Elizabeth Lima (2018)
- As Redes Sociais e a Terapia Ocupacional: um estudo da produção bibliográfica de terapeutas ocupacionais brasileiros. Juliana Lima Silveira; Orientadora: Elizabeth Lima (2018)
- O terapeuta ocupacional sustentando o lúdico na sua prática nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis. Natani Alves Rodrigues; Orientadoras: Elizabeth Lima e Fernanda Stella Risseto Mieto (2018)
- Dança, Diferença e Terapia Ocupacional: a experiência de um grupo de Dança de um CECCO na cidade de São Paulo (provisório) Stephanie Krebs Sousa; Orientadora: Elizabeth Lima (2017)
- A contribuição de propostas artísticas e culturais na ampliação da participação sciocultural de indivíduos com deficiência intelectual: Cartografando um processo grupal no CECCO Parque Previdência. Thainara Cabral; Orientadora: Elizabeth Lima (2017)
- Jovens adultos com deficiência intelectual e a participação em iniciativas artísticas e culturais: reflexões a partir da constituição de duas histórias de vida. Bruna Bertolaci Fernandes; Orientadora: Elizabeth Lima (2017)
- Justiça ocupacional e Terapia Ocupacional: Um estudo dos fundamentos e contribuições do conceito. Júlia Nascimento Câmera; Orientadora: Elizabeth Lima (2016)
- O ensino de atividades em Terapia Ocupacional e a construção da identidade profissional: um estudo sobre a formação nas universidades públicas paulistas. Camila Exner; Orientadora: Elizabeth Lima (2015)
- A cultura do preconceito no contexto das escolas públicas e a produção de diversidade cultural como forma de resistência – Ana Clara De Oliveira Silva; Orientadora: Elizabeth Lima (2015)
- Terapia Ocupacional e Acompanhamento Terapêutico: contribuições para a abordagem dos modos de existência dos autistas. Bárbara Watanabe; Orientadora: Elizabeth Lima (2014)
- A relação da auto-imagem, imagem corporal e processos de estigmatização. Priscila Mazzini Pekny; Orientadora: Elizabeth Lima (2014)
- Como os terapeutas ocupacionais se referem à população por eles atendida: um estudo da produção bibliográfica Nathalia Vital Santos; Orientadora: Elizabeth Lima (2013)
- A formação universitária e o compromisso ético-político: avaliação dos terapeutas ocupacionais egressos da Universidade de São Paulo. Yasmin Felicia Mussi de Moura; Orientadora: Elizabeth Lima (2013)
- Sinfonia de um Encontro: atividades artísticas e processo de envelhecimento em uma história de vida. Taiane Maiara Klein; Orientadora: Elizabeth Lima (2012)
- .fRaCtAiS de um acompanhamento terapêutico: um encontro de mundos. Carolina Feng Uei Hun; Orientadora: Elizabeth Lima (2012)
- Instrumentos da Terapia Ocupacional: o delicado viés da dança.Karine Galisteu Toppis; Elizabeth Lima (2012)
- A Recepção Estética do Teatro com Atores e Sofrimento Psíquico – Aline Ernandes Milhomens; Orientadora: Elizabeth Lima (2011)
- A ressuscitação de lygia clark: fazer de seu corpo obra uma possibilidade para aterapia ocupacional. Danielle Guimarães Okuma; Orientadora: Elizabeth Lima (2010)
- A Luta pela Saúde no Contexo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): desenhando novas compreensões de saúde e cuidado. Thabata Gomes De Pinho; Orientadora: Elizabeth Lima (2010)
- Entre a Técnica e a Militância: um estudo dos caminhos propostos, encontrados ou traçados e dos questionamentos de terapeutas ocupacionais comprometidos com a articulação entre o macro e o micropolítica Thais Cristina de Vianna Miranda; Orientadora: Elizabeth Lima (2010)
- Coralgrafia: Um estudo sobre dinâmica grupal do Coral Cênico Cidadãos Cantantes na interface arte-saúde. Camila Ferreira Freire; Orientadora: Elizabeth Lima (2009)
- A Valoração das Atividades Artísticas: experiência no grupo de artes do centrode Convivência e Cooperativa Parque Previdência. Tácia de Jesus Barbosada Silva; Orientadora: Elizabeth Lima (2009)