Deslocamentos Sensíveis


Deslocamentos Sensíveis foi uma pesquisa realizada entre 2019 e 2022, coordenada pelo Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional, com a participação de cinco coletivos que desenvolvem ações na interface arte, saúde e cultura. São eles: Cia Teatral Ueinzz; Coletivo Preguiça; Coral Cênico Cidadãos Cantantes; Oficina de Dança e Expressão Corporal (ODEC), e Centro de Convivência É de Lei.

A pesquisa instaurou e acompanhou um processo de criação e fortalecimento de redes, através da promoção de encontro e trocas entre os projetos coletivos envolvidos, e da invenção de dispositivos que pudessem registrar e tornar visíveis os modos de existir experimentados nesses projetos.

Possibilitar que a singularidade daquilo que é produzido nesses contextos seja compartilhado e possa incidir em outros territórios, sem que esta divulgação fira os modos de existir desses grupos, foi o desafio e o problema que esta pesquisa buscou enfrentar.

Como alargar a ideia de documentação, registro e aparição, fazendo caber também inventividades, silêncios e esquecimentos? Como, nos processos de tornar visível, preservar um reservatório de possíveis na relação com a experiência, mantendo-a aberta a opacidades e reinvenções constantes?

Essas questões orientaram os processos curatoriais dos materiais que emergiram dos encontros, e que foram tratados e disponibilizados nesta plataforma digital.

Não tivemos a pretensão de responder às questões, mas de deixá-las vivas ali onde algo aparece e algo se esconde, e um signo pode fazer ver, indicando, também, todo um conjunto de memórias, histórias e imagens que vivem nos corpos daqueles que estiverem presentes aos acontecimentos.